ESTÁ CONSUMADO!
Marcos Aurélio
Uma das cartas que o apóstolo Paulo escreveu na época em que esteve preso em Roma, foi para seu discípulo Filemom. A carta fala de Onésimo, que provavelmente havia sido escravo de Filemom e talvez tenha furtado algo e fugido. Onésimo chegou na prisão de Roma, se encontrou com Paulo, se converteu e passou a servi-lo.
Uma carta aparentemente comum, mas inspirada pelo Espírito Santo e inserida nas Sagradas Escrituras para que pudéssemos ser abençoados hoje.
3 PERSONAGENS
- Onésimo – Escravo, devedor, fugitivo e pecador.
- Paulo – Intercessor, instrumento de reconciliação e advogado.
- Filemom – Pessoa amorosa, perdoador, aquele que recebe quem está arrependido.
ONÉSIMO
Nós somos como Onésimo. Desde Gêneses, somos pecadores, devedores e fugitivos.
Assim como Adão e Eva, pecamos e carecemos da glória de Deus.
Este mundo nos leva a pensar que resolvemos os nossos problemas e as adversidades fugindo. Mas o fato é que precisamos encarar a realidade, confrontar os problemas e buscar em Deus a solução para tudo. Muitos estão fugindo com medo de olhar para trás, com medo de que seus atos sejam conhecidos por todos, com medo da verdade.
O diabo vem para trazer acusação, mas Deus nos confronta em amor para voltarmos para Ele. Assim como Onésimo teve a oportunidade de se encontrar com Paulo e fazer o caminho de volta ao seu senhor, nós temos a oportunidade de nos encontrarmos com Jesus Cristo e fazer o caminho de volta à presença e ao convívio do nosso Deus.
PAULO
Paulo representa Cristo. Aquele que nos defende, intercede e nos representa diante do juiz. I Jo 2:1
Onésimo era um ladrão, teve um encontro com Paulo na prisão, recebeu as revelações do Reino de Deus e foi defendido por Paulo perante Filemom. Paulo não apenas assume a dívida de Onésimo com Filemom, como também envia Onésimo de volta para o seu senhor, não mais na condição de escravo, mas como cooperador do Reino de Deus.
Assim Cristo intercede por nós e se apresenta em nossa defesa. Jesus já pagou por tudo aquilo que era a nossa dívida, que nos fazia fugir e nos afastar da presença de Deus. Nunca mais a nossa dívida poderá ser cobrada.
O preço do nosso pecado foi pago, está consumado, estamos livres, não há mais escrito de dívida sobre nós.
Através de Cristo, Sua obra em nós possibilitou o retorno a casa do nosso Senhor, o nosso Deus e nosso Pai. Cristo nos resgata, nos chama, nos compra, nos transforma e nos torna a casa do Pai, não mais como escravos e fugitivos, mas como filhos.
FILEMON
Filemom representa o próprio Deus, rico, hospitaleiro e cheio de amor. Deus sempre foi e será amoroso, compassivo, longânime, misericordioso, bondoso… Na luta, Deus continua sendo bom. No meio da necessidade, Ele é o mesmo. Em qualquer situação adversa de qualquer natureza, Deus continua sendo bom. Ele nos recebe de volta, porque Ele é bom. Êxodo 34:6
Como você vê Deus?
Qual é a imagem que você tem de Deus?
Qual é a imagem que o tempo e as circunstâncias levaram você a ter de Deus?
Somos capazes de ser expostos à bondade de Deus e não a reconhecer.
Pare de olhar como o mundo te enxerga e como escravo.
Olhe para as circunstâncias, para aquilo que o Senhor já te permitiu viver e contemple a bondade do Senhor em sua vida. Olhe como alguém redimido, restaurado e enviado de volta a casa do Pai.
Está consumado, não aceite acusação.
Se arrependa por muitas vezes ouvir mais a voz do inimigo, a voz que diz que você tem que pagar o preço que Jesus Cristo já pagou. Se arrependa por muitas vezes não levar em consideração o que Cristo fez na cruz, desprezar e tornar em vão todo o Seu sofrimento.
Simplesmente reconheça e receba o sacrifício de Jesus. Entre no gozo do seu Senhor. Não há necessidade de sacrifício, apenas o livre arbítrio para se render a Cristo, entregar a sua vida a Ele e prosseguir em conhecê-lo cada vez mais e mais.