JESUS, (filho do) HOMEM / Geraldo Spagno Guimarães

JESUS, (filho do) HOMEM
Geraldo Spagno Guimarães

Algumas pessoas não conseguem aceitar a ideia de que quando Jesus veio em carne a este mundo, veio sujeito às mesmas tentações que nós. Tais pessoas consideram uma heresia a afirmação de que Ele, embora não tenha pecado, poderia ter pecado.

O apóstolo Paulo ensinou à Igreja de Roma que Deus o enviou “em semelhança da carne do pecado” (Rom 8:3) e, à igreja da Galácia, que Ele “se fez maldição por nós” (Gal 3:13). Está igualmente dito no capítulo dois da carta aos Hebreus (de autoria discutida), que Jesus foi aperfeiçoado pelos sofrimentos e também que “semelhantemente participou das mesmas coisas” que os homens.

Todos os cristãos concordam que Ele tomou o nosso lugar e isso significa que, para nos dar o posto de filhos de Deus, Jesus se rebaixou ao posto de “filho do homem”, alcunha por Ele mesmo adotada em várias passagens dos evangelhos (Mc 12:14; 14:21, Lc 6:5).

As Escrituras também explicam que, para derrotar aquele que tinha o poder da morte em relação aos homens, era necessário vencer o pecado na condição de homem (Hb 2:14), ou seja, com as mesmas habilidades e limites a que este se sujeita. Não que Jesus devesse lançar mão de qualquer desses artifícios, mas seria falso da parte de Deus outro caminho de resgate, e é fácil explicar onde isso é explícito no plano original do Eterno.

O Salmo 115 diz que “Deus deu a Terra aos filhos dos homens” (v.16). O salmista não inventou essa conclusão, extraindo-a da gênese do mundo, pois no primeiro livro da Bíblia está dito que Deus deu ao homem domínio sobre a Terra (Gn 1:26). Em seguida, com a queda, dominado que foi pelo pecado, o homem cedeu esse domínio ao adversário, na mão de quem foram parar todos os reinos e glória deste mundo (Mt 4:8).

Se Deus não podia – como não pode – voltar atrás em Sua palavra, o único que poderia resgatar o domínio sobre a Terra, pagando o preço da condenação do homem em razão do pecado que trouxe a derrota, seria o próprio homem. Um homem teria que vencer o pecado e a morte na condição de homem, pois foi ele que recebeu o domínio que Deus, por sua palavra não usurparia, sob pena de ficar registrado no reino espiritual que Deus faltara com sua palavra, e todos sabemos que Deus não mente (Números 23:19).

Jesus negou sua carne, mas nunca sua condição de ter vindo ao mundo como um ser carnal. Sujeito ao pecado, mas não derrotado por ele.

O que se percebe é que da mesma forma que as pessoas de sua época, que o conheceram desde menino como um simples homem, filho do carpinteiro, tinham dificuldade de aceitá-lo em tudo como Filho de Deus, assim também os homens de nosso tempo têm grande dificuldade de aceitar que, Aquele que adoram como Filho de Deus, veio ao mundo como homem em todos os sentidos, sujeito aos desejos da carne, dos olhos e à soberba dessa vida.

Não seja como um daqueles dos tempos de Jesus que não o aceitaram como Filho de Deus. Creia que Ele sofreu dor de homem, chorou e lutou contra o pecado que o assediou tenazmente, e que o atormentador teve que ser vencido pelo homem Jesus (Mt 4) justamente para que Ele, com autoridade, pudesse deixar dois recados: 1º) Tenham bom ânimo, eu venci tudo que o mundo oferece (João 16:33), e; 2º) Aprendei de mim (Mt 11:29).

 

Back to top
0
Connecting
Please wait...
Send a message

Sorry, we aren't online at the moment. Leave a message.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?