Gardênia Castro
Nutricionista
Veja os dados do Ministério da Saúde sobre o que acontece com brasileiros em um ano.
É impressionante, são 250 mortes por dia com acidentes e armas de fogo. Mais preocupante ainda, 1.240 mortes por dia, relacionadas ao estilo de vida e hábitos alimentares. Muitos se apavoram com a crescente violência, mas o maior perigo está no estilo de vida e as escolhas alimentares. O abuso na quantidade de produtos alimentícios com alto teor de gordura, açúcar e aditivos químicos, que tomam o lugar dos nutrientes encontrados nas frutas, verduras, legumes e cereais que Deus fez para nutrir o homem, precisa ser avaliado por cada um. Produtos disfarçados de alimento, que induzem à substuição do que vem da terra, dado por Deus a todos.
“Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão sementes
e todas as árvores que dão frutos, ser-vos-á para mantimento.” Gênesis 1:29
“Ele faz crescer a verdura para o serviço do homem, para que
tire da terra o alimento.” Salmo 104:14
Ao invés de glorificar a Deus com tudo que comemos e bebemos, estamos satisfazendo nossos apetites carnais, prejudicando a nós mesmos, como quem é “guiado pelo próprio ventre” Filipenses 3:18,19
A Bíblia Sagrada, nosso “manual de vida”, orienta a evitarmos tudo que é mau” I Tessalonicenses 5:22. Ao comermos algo que sabemos que não faz bem para nosso corpo, o templo vivo do Espírito Santo, podemos trazer sérias consequências para nossa saúde. Muitas vezes ouço: “eu sei que este alimento faz mal, mas vou comer assim mesmo, porque é muito gostoso”. Essa atitude expressa um dos conceitos de gula, de amor ao alimento.
Não ame o alimento mais que a sua própria vida. Coma para viver, não viva para comer. As “comidas enganadoras”, como diz o sábio Salomão em Provérbios 23, podem lhe causar um prazer momentâneo, que só dura enquanto mastiga, mas lhe trará danos duradouros. Não vale a pena alimentar sua “carne”, alimente seu “corpo” e terá uma vida longa, próspera e muito mais prazerosa, assim como o Criador planejou para cada um dos seus filhos.
Ter saúde pode ser uma questão de escolha. Saúde é um bem tão precioso, que precisamos conquista-la pagando um preço. Para adoecer não é necessário esforço, basta satisfazer os desejos carnais momentâneos, sem se importar com as consequências. Vale a pena pagar o preço para ter um corpo bonito e saudável, que glorifique a Deus que adoramos?
Coma comida de verdade, aquela que Deus fez, vem da terra. Pratique atividades físicas e cuide dos seus pensamentos. São escolhas que te levarão a uma vida abundante. A escolha é sua.
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunha contra ti,
que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição,
escolhe a vida, para que vivas tu e a tua descendência”
Deuteronômio 30:19